Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Um quinto dos diabéticos controlados

Um quinto dos diabéticos tem a doença bem controlada, de acordo com um estudo da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, Instituto de Higiene e Medicina Social da Universidade de Coimbra e da empresa farmacêutica Sanofi-Aventis.
23 de Maio de 2007 às 15:30
Este estudo, o primeiro a nível nacional, desenvolvido em 2006, avaliou o grau de controlo dos doentes, prevalência de factores de risco e associação de diabetes com outras patologias, tendo estado envolvidos 1.775 doentes com mais de 18 anos, seguidos em 180 centros da especialidade.
Os dados demográficos incluíram peso, perímetro abdominal, factores de risco cardiometabólico, glucose e hemoglobina glicosilada (HbA1c).
A pesquisa de HbA1c revelou que apenas um em cada cinco doentes tem a doença bem controlada, visto que 20,4% apresentou valores abaixo do normal, 6,5.
O estudo indicou também que 9,4% dos doentes observados tem valores muito acima do recomendado, 10. A média dos valores foi de 7,7.
A prevalência de factores de risco de doenças cardiovasculares verificada foi elevada, bem como uma forte associação de risco de sofrer destas doenças, 33,4%.
A pesquisa apontou ainda que há sub-tratamento dos factores de risco nos diabetes analisados.
Foi encontrada uma prevalência de perímetro abdominal de risco elevado e muito elevado, sobretudo no sexo feminino.
Outro dos dados verificados, que surpreendeu o presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, foram os 2,3% de casos de diabetes tipo 2 que recorre aos serviços de urgência devido a crises de hipoglicémia. Os valores médios de hipoglicémia grave são de 3,4% no geral, o que significou pelo menos uma ida de urgência no último mês.
De acordo com o responsável, estes valores poderão ser explicados pelos medicamentos que estão a ser usados, por se tratar de uma variante que afecta um grupo etário mais alto e pelo recurso crescente à insulina.
Segundo o estudo realizado, o tratamento com insulina está a ser usado em 46% dos casos de diabete tipo 2, o que, de acordo com o dirigente, indicia uma procura da parte dos médicos de um rigoroso controlo da doença.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)