Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Um dos Kamov já está operacional para os incêndios

Secretário de Estado diz que helicóptero já está pronto para o combate aos incêndios.
29 de Maio de 2015 às 17:50
João Almeida, secretário de Estado da Administração Interna
João Almeida, secretário de Estado da Administração Interna FOTO: João Miguel Rodrigues

O secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, disse esta sexta-feira que um dos helicópteros Kamov já está operacional para combater os incêndios florestais, estando estacionado em Santa Comba Dão.

"Neste momento já está concluído o processo de consignação da primeira das aeronaves, já não terá qualquer interrupção na sua disponibilidade ao longo de todo o dispositivo e as outras duas que estavam em processo de consignação seguir-se-ão", disse aos jornalistas João Almeida, no final de um almoço/debate no Instituto Amaro da Costa.


Dos cinco helicópteros Kamov, dois estão em reparação e os restantes envolvidos no processo de transferência para a empresa Everjets, que ganhou o concurso público de operação e manutenção dos aparelhos para os próximos quatro anos.


O secretário de Estado adiantou que, neste momento, um helicóptero pesado está operacional até ao fim da época de incêndios e "proximamente" estarão os outros dois.


João Almeida escusou-se a avançar com uma data para os outros dois Kamov estarem operacionais, explicando que o processo de consignação "depende das questões que vão sendo identificadas" durante a mudança de operador.

"Estas aeronaves estão em condições de voar", garantiu, sublinhando que se trata de um "processo administrativo de consignar os helicópteros à nova entidade que tem a operação de manutenção".

Ver comentários