Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

UNIDADES DE RADIOTERAPIA AUMENTAM

“O Governo vai criar novas unidades de radioterapia em regiões do País, a primeira das quais em Faro, que funcionará no início de 2005”, anunciou ontem, no Porto, o ministro da Saúde.
9 de Outubro de 2004 às 00:00
Luís Filipe Pereira presidiu à sessão comemorativa do 30º aniversário do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, onde referiu que “a concentração de meios humanos e de equipamentos de radioterapia em várias regiões do País, como Porto, Coimbra e Lisboa, penaliza as populações de outras regiões, obrigadas a longas deslocações para terem acesso aos tratamentos de que necessitam”.
Além da unidade de Faro, começarão a funcionar as do Barreiro, no segundo semestre de 2005, de Vila Real e Évora, em 2006, e Viseu em 2007.
REDUZIR A MORTALIDADE
Como forma de reduzir as taxas de incidência e mortalidade de cancro em Portugal, o ministro disse que serão criadas medidas de educação e promoção da saúde, diagnóstico e tratamento, reabilitação e cuidados intensivos. Considera ainda importante a orientação da luta contra o cancro no Plano Oncológico Nacional.
O IPO do Porto, que foi distinguido com o diploma de acreditação do Health Quality Service, realizou 230 mil consultas em 2003.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)