Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

“Urinam em todo o lado e gozam”

"Fazem barulho até as 05h00 e 06h00 da manhã, urinam onde calha, partiram-me o vidro do carro e até já fui agredido". Estas são as queixas de Paulino Paulo, um dos muitos moradores na rua do Castelo, na zona da cidade velha de Faro, onde, recentemente, inaugurou um novo espaço nocturno, a Sé Catedral de Faro’o9.

3 de Agosto de 2009 às 00:30
Paulino Paulo já apresentou queixa no gabinete de apoio ao utente da Câmara Municipal de Faro
Paulino Paulo já apresentou queixa no gabinete de apoio ao utente da Câmara Municipal de Faro FOTO: Algarvephotopress

Ao movimento deste novo local de animação junta-se, nesta altura, a XVI Festa da Ria Formosa, na mesma zona. Segundo o morador, o barulho dura até as tantas e o lixo vai ficando pelo caminho. "É uma vergonha, sejam pessoas de Faro, ou turistas, jogam garrafas para o chão, urinam em todo lado e, às vezes, ainda gozam", desabafa.

Na noite de sexta-feira, Paulino esperou na rua e impediu quase todos os que tentaram urinar em paredes ou em cima dos carros, mas quando surgiu um grupo maior a situação complicou-se: "Eram quatro rapazes e um aliviou-se mesmo em cima do meu carro; quando reagi os outros três agarram-me e levei um soco", conta.

Na manhã desse mesmo dia, o farense já tinha encontrado o seu carro aberto, com um dos vidros partidos, tendo chamado a PSP. No local "não estava nada mexido, foi mesmo vandalismo", concluiu.

O morador responsabiliza a câmara, entidade que autoriza e cede o espaço, e já se queixou no gabinete de apoio ao utente.

Confrontada com o problema, a "Câmara de Faro lamenta os incidentes" e garante que "essas situações se devem apenas à "falta de civismo de algumas pessoas em particular, e não às condições do espaço e animação nocturna que está a ser promovida na zona histórica da cidade."

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)