Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Usava cartões clonados

Um cidadão eslovaco foi detido em flagrante pela PSP de Tavira, na madrugada de ontem, quando procedia a levantamentos fraudulentos, alegadamente com cartões clonados, numa caixa ATM (Multibanco) local.
25 de Junho de 2006 às 00:00
Cartões clonados
Cartões clonados FOTO: Pedro Catarino
O suspeito, que tinha em seu poder vários cartões falsificados, estava já na posse de cerca de 1500 euros em notas, que teria acabado de levantar.
Segundo informação do Comando de Polícia de Faro, a detenção foi efectuada no âmbito de uma acção de patrulhamento e vigilância a “pontos sensíveis” da cidade, nomeadamente dependências bancárias, postos e câmbios e caixas Multibanco.
O cidadão de Leste foi apresentado ontem ao Tribunal de Loulé, onde compareceu também um elemento da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), a fim de efectuar uma peritagem técnica aos cartões apreendidos ao suspeito.
Até ao final da tarde não era ainda conhecida a medida de coacção aplicada ao suspeito.
Os casos de burla com cartões Multibanco clonados têm vindo a registar-se um pouco por todo o País. No Algarve e Alentejo, a actuação dos falsificadores acentuou-se nos últimos tempos.
A técnica mais utilizada pelos falsificadores é a colocação de dispositivos – nomeadamente de uma pequena câmara – nas máquinas ATM, que permitem a leitura da banda magnética dos cartões introduzidos e fazem ainda a gravação dos respectivos códigos secretos quando digitados pelos titulares dos verdadeiros cartões. Estes são depois clonados e utilizados pelos falsificadores para efectuar levantamentos fraudulentos.
Os casos são, contudo, normalmente identificados pelos bancos, que procedem quase sempre à anulação automática dos cartões e avisam os clientes, que são aconselhados a evitar zonas pouco vigiadas e a efectuarem os movimentos no interior das agências. Outra medida de precaução a tomar é esconder os dígitos com a mão.
A investigação deste tipo de crime compete à PJ, que suspeita da existência de uma rede internacional, envolvendo cidadãos de Leste. A maior parte dos levantamentos fraudulentos tem sido efectuada a partir de Espanha. Em Maio, a SIBS ordenou aos bancos portugueses a anulação de cerca de 800 cartões, após uma burla ter sido detectada em Braga.
OUTROS CASOS
LOULÉ
Cinco indivíduos suspeitos de clonagem de cerca de 60 cartões Multibanco, que utilizavam de forma fraudulenta nas regiões do Sul de Portugal e Espanha, foram detidos em Loulé, pela Polícia Judiciária, em meados do mês passado.
ALENTEJO
Casos de burla por cartões Multibanco clonados foram registados recentemente nos concelhos de Beja, Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Serpa e Portel, informou a GNR. Em Beja, na segunda semana de Junho, a PSP recebeu três queixas.
LISBOA
Dois romenos que instalaram uma máquina fotográfica digital e um dispositivo para recolher os dados das bandas magnéticas do cartões numa caixa Multibanco, na Av. da República, em Lisboa, foram detidos pela PJ no início de Maio.
Ver comentários