Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Usavam a internet para roubar jovens

Os ‘chats’ de conversação da internet eram o palco para abordar as vítimas a assaltar. Meia dúzia de mensagens e os três jovens, com idades entre os 16 e os 21 anos, criavam intimidade com as vítimas até marcar um encontro pessoal. Ontem, foram detidos pela PSP do Porto, que já os relacionou com sete roubos à mão armada, mas suspeita que estejam ligados a outros casos.
24 de Janeiro de 2007 às 00:00
Os aliciadores, depois de ganharem a confiança dos alvos, usavam como falso pretexto a promessa de um encontro amoroso ou sexual para consumar os assaltos. Escolhiam locais ermos e com pouca afluência, sobretudo na zona da Foz, sabendo que assim não seriam surpreendidos.
Aproveitando também o efeito surpresa, o trio de assaltantes puxava de uma faca ou arma de fogo com as quais intimidava as vítimas. De seguida, roubavam todos os objectos de valor, dando preferência a dinheiro, telemóveis, PDA e MP3.
Depois de cruzar as várias informações das vítimas, todas com idades entre os 16 e os 20 anos, em relação aos assaltantes, a PSP deteve o trio na rua Caldas Xavier, no Porto.
A Polícia considera que é perigoso que os mais jovens, por serem um alvo mais frágil, marquem encontros via internet porque podem ser potencialmente perigosos.
“Deve haver desconfiança perante encontros marcados em ‘chats’ de conversação, ainda para mais se o motivo for o de uma troca que à partida possa parecer rentável”, disse ao CM o Comissário Marco Teixeira. Os três assaltantes, depois de ouvidos no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, ficaram em prisão preventiva.
PORMENORES
APREENSÃO
Durante a detenção, a PSP apreendeu um revólver 4 mm, 329 doses de haxixe, dois Modem e um leitor MP3, duas armas brancas, vários documentos em nome de outros cidadãos e seis telemóveis, um gorro e um casaco.
DEZ DIAS
O primeiro caso relacionado com estes três ladrões data de dia 11 de Janeiro. Actuavam, por isso, há cerca de dez dias e a PSP suspeita que para além dos sete casos identificados tenham cometido outros crimes.
BAIRRO DA SÉ
A PSP, noutra operação realizada ontem no Bairro da Sé, Porto, deteve em flagrante um indivíduo de 31 anos indiciado por tráfico de droga. Durante a detenção, os agentes da PSP apreenderam 197 doses de heroína.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)