Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Vacas preferem a sabedoria

Não é o tamanho ou a força que faz o líder dos pastos. No mundo das vacas, manda a experiência, a autoconfiança e a esperteza.
31 de Dezembro de 2005 às 00:00
É assim com este tipo de herbívoros, garantem os especialistas num trabalho publicado na revista ‘Applied Animal Behaviour Science’. “Por norma, liderança e domínio não estão relacionados”, diz Bertrand Dumont, autor do trabalho. “Por outras palavras, os líderes não são os animais mais fortes.”
Tal como os humanos, as vacas não se deixam enganar por falsas demonstrações de bravura, preferindo as manifestações de inteligência. A conclusão surgiu depois de os investigadores observarem um grupo de 15 cabeças de gado numa quinta em França.
SIGAM A VAQUINHA SETE
Normalmente colocados num espaço com erva, onde permaneciam durante o dia, os animais puderam, a partir de certa altura, aceder a um pasto com um tipo de erva muito do seu agrado.
Foi a vaca número sete a primeira a investigar o local e descobrir a comida. Depois da primeira visita – e sempre que eram de novo colocadas no pasto – as vacas seguiam a número sete, reconhecida como líder por ter descoberto a comida.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)