Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

VACINA CONTRA A SIDA TESTADA EM PESSOAS

Uma equipa de investigadoras sul- -africanas está a desenvolver uma vacina contra o vírus da sida que pode ser testada em pessoas a partir de finais do próximo ano, anunciou ontem o jornal "The Star".
3 de Junho de 2003 às 00:00
Este anúncio não causa expectativas ao coordenador da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida (CNLCS), Fernando Ventura, que considera "ser mais uma tentativa que se está a fazer na área da investigação em várias partes do Mundo, que não irá produzir vacinas antes de cinco ou dez anos".
A teoria por detrás da vacina DNA-MVA passa pela inoculação de porções - proteínas ou genes - do vírus VIH, que vão "ensinar" o sistema imunológico a reconhecê-las e a destruí-las, atacando este processo todas a células infectadas.
O conceito liderado pela virologista Carolyn Williamson, implica a administração de duas ou mais vacinas anti-sida distintas, no espaço de algumas semanas.
"Existem cerca de 50 investigações a decorrer em vários países mas não se podem criar falsas expectativas aos seropositivos e a doentes com sida. Este anúncio não diz se trabalha para vacina de prevenção ou terapêutica", sublinha ao CM Fernando Ventura.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)