Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

“Vamos precisar de vocês”

"Peço-vos, a todos. Hoje estão aqui, mas amanhã têm que estar lá fora a ajudar--nos. Vamos precisar muito de todos vós. Não há nenhum de vós que não tenha lugar lá fora", garantiu ontem Paula Teixeira da Cruz, ministra da Justiça, durante a visita ao Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL).
26 de Dezembro de 2011 às 01:00
Paula Teixeira da Cruz quis confraternizar com os detidos
Paula Teixeira da Cruz quis confraternizar com os detidos FOTO: Manuel de Almeida/Lusa

A ministra fez questão de ir lanchar, no dia de Natal, com os presos – todos muito jovens – que voluntariamente estão na Ala G, para recuperação de toxicodependentes e alcoólicos. Quanto ao encerramento do EPL, Paula Teixeira da Cruz garantiu que "a Boa-Hora e o EPL são emblemas da Justiça. Não baixo os braços. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para os recuperar. Se vou conseguir? Não sei, mas se não tentar também não saberei". De recordar que o EPL foi vendido à Estamo ainda no Governo de José Sócrates. Actualmente, o EPL paga renda, mas prevê-se que em quatro anos a comunidade prisional seja retirada para outras prisões.

Paula Teixeira da Cruz – sempre acompanhada pela directora do EPL, Conceição Fernandes, e pelo director-geral dos Serviços Prisionais, Rui Sá Gomes – sublinhou não gostar de ouvir a palavra prisão, mas antes "reinserção". Para isso, está prevista a junção da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais com a Direcção-Geral de Reinserção Social.

Mas logo à chegada, Nelson Tavares, detido há quatro anos por posse, tráfico e consumo de droga, dirigiu-se à ministra e pediu-lhe para que não os esquecessem como pessoas válidas "que tiveram um azar na vida".

Paula Teixeira da Cruz, que cumprimentou, um a um, todos os detidos, ficou comovida e, com a voz ligeiramente embargada, respondeu: "Não me diga obrigado pela minha visita. Essa é a minha obrigação. Peço-vos é que voltem. Precisamos de vocês. Não queremos é que regressem."

MINISTRA JUSTIÇA PAULA TEIXEIRA DA CRUZ RECLUSOS VISITA NATAL
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)