Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Variante vai libertar vila de Odiáxere da EN 125

O Plano de Urbanização de Odiáxere, que foi apresentado nesta semana em reunião da Câmara de Lagos, defende a obrigatoriedade da construção de uma variante à vila, de forma a permitir a desactivação do actual troço da Estrada Nacional 125 que corta a povoação ao meio.
9 de Fevereiro de 2008 às 00:30
Segundo revelou ao CM o presidente da Câmara de Lagos, Júlio Barroso, o documento deverá ser aprovado pelos órgãos autárquicos e remetido à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve “até ao final de Março”.
O plano preconiza a construção de uma nova estrada a sul de Odiáxere, ligando a zona do campo de futebol à Torre, com acessos à Meia Praia (onde vão ser edificados empreendimentos turísticos de luxo). A EN 125 será desclassificada e transformada numa artéria urbana. A autarquia lacobrigense já apresentou uma proposta nesse sentido ao Governo, no âmbito do processo de requalificação da EN 125.
A construção da variante é uma reivindicação antiga da população local, que suporta diariamente um intenso tráfego automóvel junto às suas casas. De modo a garantir a segurança dos peões, foram colocados semáforos ao longo da estrada, o que torna o trânsito mais lento.
A norte da vila, a grande novidade passa pela transformação da actual estrada de ligação à Barragem da Bravura numa via de sentido único, sendo construída uma nova rodovia para permitir o escoamento de trânsito em sentido contrário.
Em termos económicos, a autarquia está apostada no desenvolvimento de uma zona industrial e logística junto ao nó da Via do Infante.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)