A burla decorreu entre Maio e Junho. Os dois homens, com dupla nacionalidade - portuguesa e de um país dos PALOP- começaram por abordar o empresário, no posto de abastecimento, para lhe vender diamantes. Perante a recusa deste, dias depois fizeram novo contacto, em que lhe falaram do líquido, que diziam conseguir em Espanha, a troco dos diamantes.
Como a vítima, de 66 anos, desconfiou, a dupla prontificou-se para fazer uma demonstração num local discreto da gasolineira. Colocaram o líquido ‘mágico’ num recipiente e, noutro, água. Os papéis pretos, que diziam ser a ‘base’ da notas, após passarem pelos dois recipientes, aparentemente transformaram-se em notas de 20 e 50 euros. Mas, no processo, o frasco com o produto ‘milagroso’ partiu-se.
Os burlões garantiram logo que conseguiam mais líquido mas precisavam de 20 mil euros. Essa foi a primeira quantia que ‘sacaram’ à vítima. Depois, ao longo de mais de um mês, com várias desculpas, foram pedindo mais dinheiro ao empresário, até este desconfiar e apresentar queixa às autoridades.
Um dos burlões, de 27 anos, foi agora detido pela Judiciária. O outro está identificado.