Venezuela exige 7,9 milhões ao BES

Empresas recorreram à Justiça.
Por Diana Ramos|27.10.15
  • partilhe
  • 0
  • +
Venezuela exige 7,9 milhões ao BES
Assessor da administração presidida por Ricardo Salgado esteve na Venezuela a aliciar clientes
Tem acompanhado o caso BES?
Sete empresas venezuelanas que compraram dívida da Rioforte avançaram com duas ações judiciais na Venezuela contra o BES e o Novo Banco: uma para anularem a venda dos produtos e reaverem 7,9 milhões de euros; outra, já com decisão favorável de um juiz, para o arresto de imóveis do banco naquele país.

No documento que pede a anulação dos contratos, a que o CM teve acesso, os advogados dos investidores venezuelanos defendem que "em março, abril e maio de 2014" – antes da queda do GES, mas já depois de terem sido descobertos os 1,3 mil milhões de euros de dívida não contabilizada na ESI – "o BES dedicou-se ativamente a promover na Venezuela a venda de produtos financeiros que consistiam em obrigações emitidas por duas entidades relacionadas com o banco: a ESI e a Rioforte". As sete empresas aceitaram subscrever dívida da Rioforte a 2 de maio de 2014.

"No momento em que os agentes do BES faziam na Venezuela a promoção e colocação desses produtos", existiam já duas questões que eram conhecidas pelo BES: "a existência de uma ordem expressa do Banco de Portugal que proibia o BES de vender produtos financeiros emitidos pelo GES; a existência de um relatório da KPMG que revelava já que o GES "estava numa situação financeira grave e tinha incorrido em irregularidades contabilísticas importantes", entre as quais a "ocultação de passivo e a sobrevalorização de ativos", argumentam os advogados. No entender dos representantes legais dos investidores venezuelanos, "o BES vendeu de forma fraudulenta e dolosa" dívida do GES, ocultando "os verdadeiros riscos das ditas obrigações e a verdadeira situação financeira do emissor".


pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
Comentário mais votadoEscreva o seu comentário
  • De  Anónimo 27.10.15
    COMO PAGAMENTO DA DIVIDA SERÁ QUE ACEITAM O RICARDO SALGADO MAIS A SUA CORJA E JA AGORA APROVEITEM A VIAGEM E LEVAM O PORTAS E O COELHO, CHAMADA A LIMPEZA EM PORTUGAL.
1 Comentário
  • De  Anónimo 27.10.15
    COMO PAGAMENTO DA DIVIDA SERÁ QUE ACEITAM O RICARDO SALGADO MAIS A SUA CORJA E JA AGORA APROVEITEM A VIAGEM E LEVAM O PORTAS E O COELHO, CHAMADA A LIMPEZA EM PORTUGAL.
    Responder
     
     0
    !