Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

“Vi o Paulo morrer”

Sempre que tinham tempo livre, os três irmãos, moradores na Baixa da Banheira, pegavam nas canas e iam pescar para o rio Tejo, junto a Alhos Vedros, Moita. Paulo, Marco e Cláudio Figueiredo tinham grande paixão pela pesca. Mas a última pescaria terminou mal para Paulo, aos 39 anos, portador de deficiência mental, que morreu afogado, às 18h30 de anteontem, perante a impotência dos dois irmãos, bem como de um sobrinho e um amigo, ambos menores. Desde Maio, Paulo é a 14ª vítima de afogamento em praias e rios.
15 de Julho de 2010 às 00:30
A maré estava cheia na altura do acidente e Marco (foto grande) ainda tentou salvar o irmão Paulo
A maré estava cheia na altura do acidente e Marco (foto grande) ainda tentou salvar o irmão Paulo FOTO: Mariline Alves

O irmão Cláudio, 35 anos, já estava no rio atrás de uma geleira que apareceu a boiar. Paulo tentou fazer o mesmo e lançou-se à água, mas a corrente acabou por levá-lo para 70 metros de distância do local onde mergulhou, morrendo poucos minutos depois. Na margem, os irmãos ficaram durante uma hora a ver o cadáver a boiar no meio do rio.

"Foi terrível ver o corpo do meu irmão ali a boiar e não poder fazer nada. Ainda me lancei ao rio, totalmente vestido, mas assim que mergulhei a corrente arrastou-me, pelo que regressei a terra, caso contrário ficava lá eu também", disse Marco, um ano mais novo do que Paulo, emocionado. "Tentei arranjar uma tábua para me apoiar e ir a boiar até ele e trazê-lo para terra, mas não dava. Até o meu filho, que tem apenas 14 anos, se queria lançar ao mar para tentar salvar o tio".

Marco queixa-se de duas pessoas que passaram pouco tempo depois da tragédia num barco. "Passaram mesmo ao lado do corpo, que já estava a boiar inanimado. Comecei a gritar que ele se tinha afogado, para o salvarem. Olharam e disseram que ele já estava morto, não valia a pena recolhê-lo. Depois foram embora e deixaram o meu irmão ali no rio. Nem queria acreditar no que me estava a acontecer".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)