Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Incêndio destrói armazém de produtos químicos em Alcanena. Veja as imagens

Foram ouvidas várias explosões, por causa do material altamente inflamável, como álcool-gel, que estava armazenado no espaço.
Tiago Virgílio Pereira e Lusa 4 de Março de 2021 às 18:41
A carregar o vídeo ...
Incêndio destrói armazém de produtos químicos em Alcanena

Um incêndio deflagrou na tarde desta quinta-feira num armazém de produtos químicos, em Moitas Vendas, no concelho de Alcanena. Não houve feridos a registar.

As chamas deflagraram pelas 17h40. O armazém ficou tomado pelas chamas e a preocupação dos bombeiros é não deixar alastrar o fogo às estruturas vizinhas.

O fogo foi dado como extinto às 22h20 de quinta-feira, disse à Lusa fonte da proteção civil.

Logo após o incêndio foram ouvidas várias explosões, por causa do material altamente inflamável, como álcool-gel, que estava armazenado no espaço.

O incêndio foi combatido por 76 bombeiros apoiados por 26 viaturas, adiantou.

O vereador da Câmara de Alcanena Hugo Santarém disse à Lusa que o incêndio terá tido origem numa ignição acidental junto a uma barrica, tendo a propagação das chamas sido "muito rápida".

Segundo o autarca, a empresa acionou de imediato os mecanismos de emergência existentes na unidade, sem, contudo, conseguir controlar as chamas, dada a sua rápida propagação.

Os 14 funcionários da unidade abandonaram as instalações, tendo ainda conseguido retirar algumas viaturas, mas não todas, adiantou.

Hugo Santarém afirmou que a fábrica da Prodyalca, que se dedica à conceção e desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos químicos, é uma unidade moderna, que venceu em 2020 o prémio PME Líder e que "é uma referência no mercado".

A unidade, que ficou completamente destruída, "tinha todos os mecanismos" para evitar um eventual problema ambiental, nomeadamente tanques de contenção, disse, adiantando que o combate realizado pelos bombeiros teve em conta o tipo de materiais existentes na unidade.

O autarca realçou que as corporações estão treinadas neste tipo de intervenção, tendo em conta as indústrias existentes na zona.

Alcanena Moitas Vendas acidentes e desastres incêndios
Ver comentários