Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Videojogos criam vício como o álcool ou cannabis

Os videojogos criam dependência e actuam sobre o cérebro da mesma maneira que o álcool ou a cannabis, de acordo com um estudo apresentado por cientistas alemães esta manhã, no V Fórum Europeu de Investigadores de Neurociência, em Viena.
11 de Julho de 2006 às 12:54
Ralf Thalemann, do Instituto de Medicina Psicológica da Universidade Charité de Berlim, chefe da equipa de investigação, afirma que “as reacções cerebrais das pessoas que usam em excesso os videojogos são semelhantes às dos alcoólicos ou viciados em cannabis”.
Os utilizadores frequentes deste tipo de jogos sujeitam continuamente o cérebro a certos estímulos de recompensa que causam a libertação de quantidades crescentes de dopamina, um neurotransmissor, criando uma 'memória de habituação' que tem efeitos na actividade cerebral.
A equipa de investigadores quis investigar o resultado desta 'habituação', encontrada em 10% dos 7 mil jogadores testados, e comparou a reacção cerebral a imagens de um videojogo em 15 utilizadores 'normais' e outros 15 que passam grande parte do seu tempo em frente a um computador. Comprovando que a reacção cerebral dos 'viciados' em videojogos era muito maior e que as imagens desses jogos tinham uma associação positiva para eles.
Thalemann afirma que os exames neurológicos efectuados nos utilizadores que abusam do uso dos videojogos são idênticos aos viciados em álcool e cannabis, porque “o sistema de recompensas cerebrais se encontra activado e as experiências positivas são armazenadas numa memória de habituação no cérebro”. Apesar desta 'habituação', o cientista sublinhou o facto de não haver registo de qualquer dependência física.
Perante as conclusões deste estudo, o cientista alemão aconselha os pais que suspeitem do vício dos seus filhos em videojogos, que os encaminhem para actividades alternativas que tenham a mesma função de “elevar o amor-próprio” e ainda que ensinem os filhos a jogar de forma controlada.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)