Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Saiba quais os crimes que mais aumentaram em Portugal num ano

Relatório Anual de Segurança Interna de 2022 mostra crescimento de 50,6% dos crimes de delinquência juvenil.
Miguel Curado 29 de Março de 2023 às 01:30
A carregar o vídeo ...
São leais e gostam do mesmo estilo de música: Conheça o perfil dos delinquentes juvenis em Portugal
Têm idades entre os 15 e os 25 anos, são leais entre si, residem no mesmo bairro e gostam do mesmo estilo de música. Usam videoclips musicais, quase sempre com temáticas ligadas a gangs - como vestuário, símbolos - e mensagens de apelo à vingança entre grupos para difusão da rivalidade.

Este é o perfil do delinquente juvenil descrito no mais recente Relatório Anual de Segurança Interna, relativo a 2022, que traça um quadro assustador da criminalidade praticada por gangs de jovens, em especial na Área Metropolitana de Lisboa e com uma tendência de crescimento muito preocupante. Em 2022, as polícias a receberam 1687 participações de crimes praticados por delinquentes juvenis, mais 50,6% comparativamente ao ano anterior.

A PJ, tal como o CM noticiou segunda-feira, está a vigiar cerca de 700 membros, pertencentes a cerca de 30 grupos.

O relatório dá ainda conta do aumento da criminalidade grupal (mais 17,9% em 2022, face ao ano anterior), tendo as forças policiais recebido 5895 denúncias.

No geral, o RASI refere que as polícias receberam 13 281 participações de crimes violentos e graves, mais 14,3% do que em 2021. Destaque para a subida de 433% do crime de abuso de cartão de garantia ou de crédito, de longe a tipologia criminal que mais subiu.

crime lei e justiça polícia segurança
Ver comentários
C-Studio