Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Vindimas do Dão vão ser em festa

Programa cultural prevê 60 horas de várias iniciativas.
Luís Oliveira 26 de Agosto de 2015 às 20:50
Apresentação da Festa das Vindimas decorreu esta terça-feira no Solar do Vinho do Dão, em Viseu
Apresentação da Festa das Vindimas decorreu esta terça-feira no Solar do Vinho do Dão, em Viseu FOTO: Nuno André Ferreira
Quem pretender participar na vindima e no processo de produção de vinho do Dão poderá fazê-lo entre os dias 18 e 21 de setembro, no distrito de Viseu. É a Festa das Vindimas, um evento que além do trabalho na vinha e adega, prevê mais 60 horas de programação cultural.

A iniciativa, ontem apresentada no Solar do Vinho do Dão, conta com a adesão de 12 quintas dos concelhos de Viseu, Carregal do Sal, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo. As quintas vão proporcionar "experiências reais de vindima", onde se inclui a pisa tradicional e degustação de vinhos.

"A cidade-região de Viseu está a consolidar-se como destino enoturístico e quer afirmar o Dão como uma região vinhateira vibrante e dinâmica", disse Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu. Arlindo Cunha, presidente da Comissão Vitivinícola do Dão, refere que, devido ao clima favorável, as vindimas este ano "vão ser antecipadas duas semanas", prevendo-se uma produção de 35 milhões de litros de vinho do Dão. O ponto alto da festa é o Baile das Vindimas (dia 18) e o concerto dos Deolinda (dia 19).
Ver comentários