Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Vinho em romaria

Mais de três mil figurantes, integrantes das 40 freguesias do concelho de Viana do Castelo, e distribuídos por uma centena de quadros com 30 carros alegóricos, já estão totalmente preparados para compor hoje, às 16h00, o já secular cortejo etnográfico da romaria de Nossa Senhora d’Agonia. Nesta festa, a produção de vinho ao vivo vai ser uma das principais atracções da festa que nos últimos dois dias tem levado à cidade milhares de visitantes.
21 de Agosto de 2011 às 00:30
Ontem realizou-se a procissão de mar em Viana do Castelo
Ontem realizou-se a procissão de mar em Viana do Castelo FOTO: Rui Moreira

"Este ano vai ser feito vinho ao vivo. Vamos ter homens e mulheres, de várias idades, a pisar as uvas durante todo o cortejo", explicou Reis Pereira, que há mais de 17 anos desenha os carros alegóricos do cortejo. "Ainda não sei se o vinho vai dar para beber, mas pelo menos vamos ter uma pipa pronta a fermentar no final do cortejo", acrescentou.

A edição deste ano das festas em honra de Nossa Senhora d’Agonia é dedicada ao tema ‘Viana do Castelo, cidade do vinho’. Hoje, um dos carros mais esperados será precisamente o da ‘pisada’ das uvas, atribuído às freguesias das Terras de Geraz.

Durante todo o dia de ontem o centro histórico da cidade recebeu milhares de visitantes durante a procissão, na qual a Senhora d’Agonia saiu à rua. As comemorações terminam hoje à meia-noite.

VIANA DO CASTELO FESTAS ROMARIA VINHO NOSSA SENHORA DA AGONIA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)