Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Vinte concelhos em risco máximo de incêndio

Vinte concelhos de sete distritos de Portugal continental apresentam este domingo um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
2 de Outubro de 2011 às 10:16
Um incêndio registado ontem causou pânico entre a população da localidade de Roques, Pombal
Um incêndio registado ontem causou pânico entre a população da localidade de Roques, Pombal FOTO: Paulo Cunha/Lusa

O maior número de concelhos com risco máximo de incêndio concentra-se no distrito de Viseu (cinco), seguindo-se Coimbra e Leiria (com quatro concelhos cada um), Castelo Branco (três), Santarém (dois), Guarda (um) e Faro (um). 

Os dados disponíveis no site do IM apontam igualmente para um risco muito elevado de incêndio nos distritos de Viseu (15 concelhos), Leiria (nove), Santarém (nove), Coimbra (oito), Guarda (sete), Castelo Branco (sete) Portalegre (seis), Faro (seis), Setúbal (três), Évora (um) e Beja (um).    

No sábado, a Autoridade Nacional de Protecção de Civil (ANPC) registou 243 incêndios, que foram combatidos por 3.723 bombeiros com o auxílio de 1.012 veículos.  

O Instituto de Meteorologia prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante leste, soprando moderado (25 a 35 km/h) no Algarve até meio da tarde.  

Em Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 31 graus célsius, em Faro de 28 e no Porto de 30. Para a Madeira, o IM prevê céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao início da manhã.  

Já nos Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto.

concelhos risco incêndio portugal bombeiros protecção civil meteorologia açores madeira
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)