Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Viola irmão menor durante três anos

Menino contou agora todo o terror que viveu às mãos do familiar mais velho. Primeiro ataque aconteceu quando a vítima tinha apenas oito anos.
28 de Agosto de 2013 às 01:00
Vítima reside com os pais e o abusador está a morar com os tios
Vítima reside com os pais e o abusador está a morar com os tios FOTO: Ricardo Cabral

Durante três anos, Miguel (nome fictício), de apenas 11 anos, sofreu em silêncio. Era abusado sexualmente pelo irmão, jovem de 16, sempre que estavam juntos em Montalegre. Por medo ou vergonha, a criança nunca contou nada aos pais. Anteontem, depois de mais um ataque sexual, a vítima ganhou finalmente coragem e relatou os momentos de terror que vivia.

O irmão foi, de imediato, detido pela Polícia Judiciária de Vila Real. Os abusos sexuais começaram quando Miguel tinha apenas oito anos. Na altura, o irmão era também menor de idade. Tinha 13 anos e não podia responder criminalmente pelos atos que cometia. Mesmo agora, depois de ter sido detido, os crimes referentes a essa altura não podem ser valorados. O jovem foi apenas indiciado pelos abusos cometidos desde o dia em que completou 16 anos.

Toda a família de Miguel vive num quadro de extrema miséria. O menino reside com os pais, numa pequena habitação numa freguesia de Montalegre, enquanto o irmão se encontra a viver com uns tios – que servem como família de acolhimento. Miguel só contou os crimes de que era vítima depois de ser novamente violado, durante o dia de anteontem. Farto das investidas do irmão, a criança resolveu finalmente quebrar o silêncio. Bastante assustado, contou aos familiares – que nunca se terão apercebido dos abusos sexuais – tudo o que tinha acontecido durante os três últimos anos.

Depois de ter sido participado o crime às autoridades de Montalegre, foram contactados os inspetores da Polícia Judiciária. O menino foi, de imediato, transportado para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, na cidade de Vila Real, onde foram realizados exames periciais que vieram a confirmar os abusos sexuais.

Montalegre adolescente PJ violação menor
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)