Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Violência volta a bairros

Dois actos de vingança trouxeram de volta a violência a dois dos bairros mais problemáticos da Grande Lisboa. Anteontem à noite, na Quinta do Mocho, jovens descontentes com o facto de uma família de origem angolana ter chamado a polícia devido ao barulho atacaram a casa destes à pedrada. Horas depois, no bairro 6 de Maio, um jovem esfaqueou um homem, supostamente responsável pelo homicídio do seu irmão há dois anos.
10 de Julho de 2009 às 00:30
Osvaldo Sousa diz que a sua casa na Quinta do Mocho foi invadida
Osvaldo Sousa diz que a sua casa na Quinta do Mocho foi invadida FOTO: Manuel Moreira

De acordo com Osvaldo Sousa, animador cultural, de 33 anos, residente no rés-do-chão do lote 23 da Quinta do Mocho, Loures, "perto da meia-noite, um grupo estava a fazer barulho e, por isso, chamámos a polícia. Depois, perto da 01h00, partiram a porta a pontapé e começaram a chover pedras dentro de casa". O CM constatou no local que todas as janelas que dão para a rua ficaram destruídas. Nada foi roubado. "Tem sido uma constante. Há semanas que não conseguimos dormir. Isto para lá dos assaltos e agressões que acontecem todos os dias", relata Osvaldo.

Já no bairro 6 de Maio, na Amadora, um homem que em 2007 assassinou outro numa rixa foi ontem de madrugada esfaqueado pelo irmão da vítima e agredido por outros moradores do bairro, onde estava proibido de entrar. Foi hospitalizado, mas não corre risco de vida.

PORMENORES

CONTRATO SEGURANÇA

Em vigor desde Março, o Contrato Local de Segurança para a Quinta do Mocho "não funciona", dizem os moradores. "Não se vê polícia e as ambulâncias só entram escoltadas."

PALCO DE HOMICÍDIO

Em Agosto do ano passado, um grupo de dez jovens perseguiu Marco Vaz, 18 anos, até à casa da mãe do jovem, na Quinta do Mocho. Acabou morto com um tiro.

MORTE DE SEIS DE MAIO

Em 2005, a discussão sobre quem teria a melhor arma acabou com um homem a ir buscar uma shotgun e a dar um tiro no peito de outro, de 23 anos.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)