Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

VÍRUS INFORMÁTICOS NÃO DÃO DESCANSO

Agosto foi um dos piores meses para os sistemas informáticos mundiais com uma "invasão" de vírus que não deu descanso a técnicos e a utilizadores. Ontem mesmo, segundo o "termómetro" da Panda Software, Portugal encontrava-se em alerta laranja (risco alto), alertando os utilizadores para o vírus Blaster.
1 de Setembro de 2003 às 00:00
Este vírus (worm), que continua a preocupar os técnicos, chegou mesmo a ser apontado como o responsável pelo "apagão" em Nova Iorque, uma vez que foi nessa semana que se iniciou a sua propagação.
De acordo com a Panda Software, uma empresa de antivírus, "o Blaster explora a vulnerabilidade RPC DCOM, recentemente descoberta em diversas versões dos sistemas operativos Windows, para poder entrar directamente nos computadores pela Internet através da porta 135". Quando entra, provoca um excesso de buffer (memória intermédia) no computador infectado.
Por este motivo e para poder evitar o número de infectados, a Panda Software recomenda que os administradores de rede, os administradores de TI e utilizadores em geral instalem imediatamente as correcções lançadas pela Microsoft para solucionar esta vulnerabilidade.
As correções bem como o estado do País encontra-se disponível em www.pcseguro.pt.
Mas outros vírus "infernizaram" a vida dos utilizadores este mês. Entre eles, destacam-se o MiMail e o Sobig F, responsáveis pela infecção de milhões de computadores por todo o mundo.
O Sobig F está mesmo a ser considerado como o vírus que se se propagou mais rapidamente na história da informática. Classificado como masse-mailing worm, o Sobig F. replica-se através dos e-mails dos computadores infectados, garantindo assim a sua propagação já que aparece nas caixas de correio electrónico com remetentes conhecidos dos utilizadores.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)