Vítimas dos incêndios mostram o terror nas redes sociais
Foram várias as pessoas que registaram imagens do fogo e do trabalho dos bombeiros e partilharam os vídeos nas redes sociais.
16 de Outubro de 2017 às 11:39
Várias pessoas publicaram nas redes sociais os momentos de pânico que viveram ao se depararem com as chamas que lavram por todo o país desde domingo.
Renato Teixeira que conduzia ontem na A17, escapou às chamas que lavravam nos dois lados da autoestrada. O vídeo mostra os momentos de pânico vividos pelo condutor, na zona de Vagos, em Aveiro.
João Pico também partilhou o momento de aflição que viveu enquanto circulava na A8, sentido Porto - Lisboa. "Contei uns 6 incêndios, este estava mesmo na autoestrada A17 perto de Vagos...".
Tiago Moreira partilhou no Facebook, a intensidade das chamas em Pampilhosa da Serra, Arganil.
Condutor captou em vídeo o terror da A8, na zona Oeste.
Mafalda Lírio relatou no Facebook a situação que viveu. A rapariga encontrava-se juntamente com 48 passageiros num autocarro da Transdev que fazia a ligação entre Viseu e Coimbra, no IP3. Os passageiros viveram momentos de pânico quando se viram rodeados pelas chamas."Esta noite passei pelo momento mais horrível e assustador da minha vida. Por volta das 18h30, no percurso de autocarro Viseu-Coimbra, fomos confrontados por uma parede de fogo. Incapazes de voltar atrás, o nosso condutor, o senhor Eduardo Dona de Couto, da Transdev, fez uma escolha incrivelmente corajosa e pela qual todos os passageiros daquele autocarro estão agora eternamente agradecidos", conta. "Não podendo voltar para trás, tínhamos apenas duas opções, ficar ali parados à espera que o fogo nos consumisse ou entrar pela parede de fogo a dentro, e foi isto mesmo que o nosso condutor fez. Apesar do pânico que rapidamente se fez sentir, das chamas que até por cima de nós passavam, do calor infernal, da falta de oxigénio, continuou a conduzir", afirma a rapariga que agradece ao "espetacular condutor, ao bombeiro Claúdio de Santa Comba Dão e aos seus companheiros, aos maravilhosos passageiros que me acompanharam e às restantes autoridades que, felizmente, nos retiraram daquele pesadelo sãos e salvos".
"Horas de aflição, ar irrespirável, cinzas e labaredas pelo ar. Escrevo este post depois de saber que ofogo chegou a Vigo ( em Espanha, está também caótico) Jamais esquecerei o que vi e senti. Já passei Leiria, acabo de ver IP6 cortado também ( para Peniche). Vejofogo, ora perto, ora longe desde as 17 horas. Tirei esta foto naA8 instantes depois também foi cortada. A caminho de casa, agradecida, mas triste pela desgraça que assola o nosso país", escreve Helena Almeida no Facebook.
Hugo Miguel circulava na zona industrial de Oliveira de Frades quando foi surpreendido pelas chamas.
Já no Twitter, a "United Nations Climate Change" partilhou uma fotografia do incêndio em Vieira de Leiria, que gerou milhares de comentários de solidariedade ao povo português.