Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

VOLUNTÁRIOS EXIGEM VERBAS À PORTA DA CÂMARA DE LISBOA

As sete corporações de Bombeiros Voluntários de Lisboa passaram o dia de ontem na Praça do Município, na esperança de serem recebidas pelo presidente da autarquia, Pedro Santana Lopes. Perto das 21h30 desmobilizaram, após o ministro da Administração Interna, Figueiredo Lopes, prometer resolver o impasse.
10 de Julho de 2002 às 23:20
Em causa estão as verbas de financiamento das corporações: os voluntários exigem receber já algum dinheiro (175 mil euros) para fazer face às dívidas contraídas, mas a câmara, face ao protesto, adiou a atribuição das verbas, retirando da reunião semanal uma proposta que previa uma primeira parcela de 70 mil euros, dos 700 mil a atribuir este ano.

“Enquanto estiverem na Praça do Município não há conversações”, reafirmava, ao final da tarde, a vereadora adjunta do presidente, Ana Sofia Bettencourt, adiantando que ia continuar a trabalhar nos protocolos de atribuição das verbas, documentos que a câmara pretende assinar, no fim deste mês, com cada uma das associações - Lisboa, Ajuda, Lisbonenses, Campo de Ourique, Cruz de Malta, Beato e Olivais e Cabo Ruivo.

“Isto não faz sentido porque o que eles me disseram foi que precisavam muito de uma verba e eu informei-os que, devido aos problemas financeiros da câmara, não me comprometia, mas ia ver se era possível”. “Depois - prosseguiu - disse-lhes que podíamos disponibilizar de imediato 70 mil euros. O resto só no fim do mês.”

“Não foi isso que combinámos.” Segundo o presidente do secretariado das Associações de Voluntários, José Gafeira, a vereadora disse que disponibilizava os 175 mil euros e omitiu que os protocolos podiam ser assinados já no fim do mês. “Viemos entregar uma carta ao presidente a dar conta das dificuldades mas, depois de sabermos da retirada da proposta, resolvemos ficar aqui ”. Ao início da noite, o presidente dos voluntários da Ajuda entrou em greve de fome como forma de protesto, acção que disse ir continuar no quartel.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)