Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Zona industrial gera discórdia

O local onde está instalada a zona industrial da Trofa, em S. Martinho de Bougado, pertence ao Concelho da Trofa. Assim o entende o Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel que chumbou a providência cautelar interposta pelo município de Santo Tirso para que fosse suspensa a eficácia do plano de pormenor da zona industrial.
10 de Julho de 2009 às 00:30
Câmara de Santo Tirso já anunciou que vai recorrer da decisão judicial
Câmara de Santo Tirso já anunciou que vai recorrer da decisão judicial FOTO: Baía Reis

Mas o tribunal considera que a acção foi apresentada fora do tempo, mais de três meses depois da aprovação, na Assembleia Municipal da Trofa.

Em comunicado à imprensa, a Câmara Municipal de Santo Tirso reagiu à decisão afirmando que vai recorrer e que o tribunal não dá, para já, razão a nenhuma das partes "como erradamente avançou a Câmara Municipal da Trofa". A autarquia acusa a Assembleia da República de continuar passiva quanto à delimitação de fronteiras. "Tudo isto seria evitável, caso a Assembleia da República já tivesse decidido sobre uma proposta do Instituto Geográfico Cadastral que estabelece as fronteiras de Santo Tirso e Trofa."

A Autarquia da Trofa mostra-se satisfeita com a decisão que vem "dar razão à indignação e à defesa intransigente dos limites naturais do território trofense", disse à Lusa fonte do gabinete do presidente.

Desde a criação do concelho da Trofa, há 11 anos, que os municípios têm divergências já que oito freguesias foram retiradas ao concelho de Santo Tirso.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)