page view

Dois reclusos em fuga da cadeia de Alcoentre. Usaram corda para saltar muro

Fuga terá acontecido na zona de uma torre de vigia inoperacional.

Atualizado a 08 de julho de 2025 às 00:55

Dois reclusos evadiram-se, esta segunda-feira, por volta das 18h20, do Estabelecimento Prisional de Alcoentre. Hélder Malheiro, de 37 anos, estava a cumprir uma pena de 4 anos e 9 meses, por roubo. Augusto Dinis, de 44, estava a cumprir pena de 5 anos e 4 meses, por tráfico de droga.

Com recurso a uma corda, os dois homens conseguiram saltar o muro e colocar-se em fuga após o jantar. Ao que tudo indica, a evasão já estava planeada.

Segundo apurou o CM, a fuga ocorreu na mesma zona da prisão onde aconteceu uma intrusão de um homem que arremessou telemóveis para o interior da cadeia. Nesta zona, sabe o CM, existe uma torre de vigilância que de domingo para segunda-feira terá ficado inativa por razões ainda não explicadas.

A fuga já foi participada ao MP e às restantes forças de segurança. A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais adiantou que procedeu às devidas comunicações aos orgãos da polícia criminal "no sentido da recaptura dos evadidos" e que se irá proceder "internamente a um processo de averiguações a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção", tendo em vista "apurar as circunstâncias da ocorrência", de acordo com o comunicado emitido. 

Frederico Morais, dirigente do Sindicato Nacional da Guarda Prisional, confirmou a evasão dos dois reclusos e considerou “tratar-se de mais uma falha de segurança” nas cadeias. 

Publicada originalmente a 07 de julho de 2025 às 20:26

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8