10 atividades para realizar com crianças

As crianças adoram tudo o que esteja relacionado com trabalhos manuais, actividade física, passeios e desafios que lhes estimulem a imaginação. Há muitas atividades gratuitas que podem ser aproveitadas. 

09 de novembro de 2013 às 14:32
crianças, fim-de-semana, jogos, lazer Foto: Getty Images
Partilhar

Quem tem crianças pequenas anseia pelo fim-de-semana para poder desfrutar de momentos de verdadeiro convívio familiar. Para os mais novos, estes são os únicos dias da semana em que é possível explorar o mundo ao lado dos pais e dos irmãos, longe da rotina diária e das regras da escola.

Mas, por vezes, o tempo livre pode tornar-se numa dor de cabeça, sobretudo quando as crianças têm energia para dar e vender. Aborrecem-se com facilidade e ainda não partilham os mesmos interesses dos progenitores. Portanto, nada como usar a imaginação e organizar atividades que agradem a miúdos e graúdos.

Pub

As crianças adoram tudo o que esteja relacionado com trabalhos manuais, atividade física, passeios e desafios que lhes estimulem a imaginação. É importante que os pais estejam atentos à idade e aos gostos dos mais pequenos, às condições físicas e meteorológicas que podem condicionar as escolhas e, já agora, que aproveitem a programação cultural que vai sendo cada vez mais frequente e variada para o público infantil. Muitas propostas são até de entrada livre.

Por isso, para que o cansaço e as birras não tomem conta do fim-de-semana, aqui ficam dez sugestões de atividades para realizar com os mais pequenos. Cinco para fazer ao ar livre e outras cinco para explorar dentro de casa, porque o Inverno está à porta, mas dos dias frios e chuvosos não têm de ser sinónimo de tédio.

Pub

FAÇA UM PIQUENIQUE

Os mais pequenos adoram quebrar a rotina. Uma excelente ideia para lhes abrir o apetite é preparar uma refeição leve e simples para comer em família fora de casa. Preste atenção ao tipo de alimentos (evite a mayonese ou o fiambre, que se estragam com o calor), bem como ao transporte, que deve ser feito em bolsas térmicas.

PROGRAMAS GRÁTIS

Pub

Procure na internet, em guias e em publicações infantis programas especialmente dedicados aos mais pequenos. As ofertas são muitas e variadas e algumas propostas até são grátis. Ao fim-de-semana, algumas bibliotecas municipais oferecem regularmente a ‘Hora do Conto', como é o caso da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Porto), o Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis (Oliveira de Azeméis), a Biblioteca Municipal José Saramago (Loures) ou a Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (Lisboa).

No Palácio dos Anjos (Algés), a entrada é grátis ao domingo e as exposições têm um itinerário em forma de jogo especialmente concebido para as crianças. O Museu de São Roque (Lisboa) dinamiza atividades ao longo do ano para as famílias visitantes. O Fórum Cultural José Manuel Figueiredo (Moita) oferece este mês a peça de teatro ‘A Caminhada dos Elefantes'. No Museu Municipal de Penafiel, a matemática serve de pretexto para uma série de jogos de estratégia em família. Todas estas sugestões são grátis.

CULTIVE UMA HORTA NA VARANDA

Pub

Ervas aromáticas, ervilheiras, tomateiros são apenas algumas das variedades da horta que se dão muito bem em vasos. Peça às crianças para ajudarem a regar, a plantar e a limpar as ervas daninhas.

Se o espaço disponível em casa não o permitir, aproveite para visitar com os mais pequenos as hortas comunitárias e municipais, uma tendência que é cada vez mais visível nas grandes cidades. Nestes espaços, os mais pequenos também podem ter algum contacto com as lides da terra e descobrir de onde vêm os alimentos.

Na Quinta Pedagógica de Lisboa (entrada livre), além de hortas, existem vários animais, como patos, galinhas, cavalos, porcos e ovelhas para os mais pequenos observarem.

Pub

ORGANIZE UMA CAÇA AO TESOURO

As crianças gostam de conviver com os da sua idade e esta é uma excelente atividade para estreitar laços comunitários e familiares. Reúna os primos, as crianças da vizinhança, convide alguns colegas da escola e organize uma caça ao tesouro no jardim do bairro. Pode elaborar um mapa com pistas para aumentar a emoção do jogo. A recompensa pode ser uma simples guloseima. Ou talvez um baú cheio de moedas de chocolate!

ANDE DE BICICLETA

Pub

Ou de trotinete. Ou de skate. Ou até de triciclo (para os mais pequenos). Não importa o destino, mas o meio. Um simples passeio torna-se assim mais divertido, saudável e desafiador.

LEVE-OS PARA A COZINHA

As crianças vivem fascinadas com a cozinha e com tudo aquilo que lá encontram: água, panelas e tachos, recipientes grandes e pequenos, espátulas e colheres de pau. Nunca é cedo demais para os deixar pôr as mãos na massa, até porque cozinhar com as crianças é muito mais do que confecionar alimentos - é passar tempo de qualidade juntos e aprender.

Pub

Dê-lhes um avental, um chapéu de cozinheiro e deixe-os revelar o ‘chef' que há dentro deles. Faça uma receita que todos gostem: um bolo de chocolate, bolachinhas de manteiga ou cup-cakes são sempre bem-vindos para o lanche!

USE O COMPUTADOR

A maioria das crianças é adepta das novas tecnologias digitais e faz milagres à frente de qualquer teclado! Felizmente, o admirável mundo da Internet tem conteúdos seguros e até didáticos para a pequenada, que incluem jogos de letras, narração de histórias, desenhos para colorir, entre muitas outras actividades. Procure em sites como http://www.desenhosparacolorir.com.pthttp://www.historiadodia.pthttp://www.infantil.ipt.com.pt  ou http://www.eusou.com/crianca

Pub

DÊ USO ÀS MÃOS

O artesanato é igualmente uma excelente forma de entreter os mais pequenos. Há ideias muito simples e divertidas para explorar, sem ser necessário gastar dinheiro em material: com cola, um pote de iogurte vazio e lavado, dois botões (para os olhos) e um pedaço de lã (para os cabelos) é possível criar um novo amiguinho, que até pode depois ser usado como fantoche.

FAÇA TEATRO

Pub

Uma peça de teatro em família é sempre garantia de diversão para miúdos e graúdos. Além disso, brincar ao ‘faz de conta' estimula a imaginação e o desenvolvimento cognitivo da criança. Pode aproveitar o guião da história favorita do seu filho ou pode improvisar com uma personagem de que ele goste particularmente. É aconselhável ter alguns adereços à mão (chapéus, roupas, lençóis) para poder montar o cenário e ‘vestir' o papel!

ORGANIZE UMA FESTA DE PIJAMA

Se há algo que todas as crianças adoram é uma festa do pijama! Poder passar a noite a divertir-se com um grupo de amigos e depois dormirem e acordarem juntos é a melhor forma de promover um convívio entre os seus pares.

Pub

Tenha em atenção o número e a idade das crianças. Se forem muito pequenas, dormir fora de casa pode estar fora de questão, mas é possível adaptar a ideia e pedir aos pais para irem busca-las já prontinhas para irem para a cama.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar