Gato a cair de varanda dá polémica
Livro escolar considera normal ação violenta sobre animais.
Um exercício num livro de Físico-Química do 9º ano está a gerar polémica, porque considera normal uma ação violenta sobre animais. "O Diogo largou um gato da varanda do seu quarto, a cinco metros do solo", escrevem António José Silva e Cláudia Simões, autores do livro ‘Zoom’, pedindo depois aos alunos para calcularem "a intensidade da força aplicada ao gato durante a queda" e a "velocidade" com que chega ao solo.
O caso foi denunciado na quarta-feira no blog ‘Aventar’ e gerou uma onda de protestos. Diogo Santos, da Areal Editores, garante que o exercício consta numa versão do livro ainda em fase de avaliação, disponibilizada apenas a professores, e que "não está à venda ao público". O responsável sublinha que "a versão a comercializar do livro de exercícios não incluirá a situação reportada".
A editora pediu "desculpas" pelo Facebook: "É um exemplo infeliz, que em nada se coaduna com a nossa postura, e que passou despercebido às pessoas que produziram e reviram o texto. O ser humano, por melhor que possa ser, também erra."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt