318 casais gay por ano
Em cinco anos, houve 1591 casamentos.
Já houve em Portugal 1591 casamentos entre homossexuais desde a legalização da união entre pessoas do mesmo sexo, a 5 de junho de 2010. Em cinco anos, a média foi de cerca de 318 casamentos por ano, segundo dados do Ministério da Justiça.
O número de casamentos entre homens foi de 1060, quase o dobro dos 531 celebrados entre mulheres. A primeira união foi a de Teresa Pires e Helena Paixão, a 8 de junho de 2010, ao fim de oito anos juntas.
António Serzedelo, da associação Opus Gay, realçou a importância da legislação, mas considerou que há "um longo caminho a fazer", designadamente na adoção por casais do mesmo sexo, da inseminação artificial a casais lésbicos e na questão de o "sangue poder ser doado por homossexuais".
Noutro âmbito, a Opus Gay assinou ontem um protocolo com a Câmara de Lisboa com o nome ‘Envelhecer fora do armário’. O objetivo é combater casos em que idosos que "assumiram livremente" a sua orientação sexual tendem a "regressar ao armário" por receio de não serem aceites.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt