Portugueses líderes no envelhecimento
Idade média da população portuguesa passou de 35 para 43 anos.
A população portuguesa envelheceu 7,6 anos em duas décadas. A idade média passou de 35,5 anos para 43,1 anos. De acordo com os dados do Eurostat, o nosso país ocupa, com a Alemanha, o segundo lugar no que toca ao envelhecimento na Europa. Ambos os países viram a idade média dos seus habitantes subir 7,6 anos. No topo da tabela, figura a Lituânia, com 8,9 anos de acréscimo. No lado oposto está a Islândia (35 anos), Chipre e Irlanda (ambos com 36 anos).
Três fatores principais explicam o envelhecimento da população portuguesa: a queda da taxa da natalidade, o aumento da esperança de vida e a emigração, explicou ao CM Jorge Malheiros, professor da Universidade de Lisboa.
A taxa de natalidade em Portugal foi, em 2014, de 7,9 bebés por cada mil habitantes: em 1994, esse valor era de 10,9 por cada mil. Já a esperança média de vida era de 80 anos em 2014, quando em 1994 não ia além dos 75 anos. Quanto à emigração, saíram de Portugal 134 mil pessoas no último ano: em 1994 tinham sido 29 mil a emigrar.
Jorge Malheiros explicou que todos os cenários indicam que "no futuro, a população portuguesa irá continuar a envelhecer". A criação de políticas de promoção da natalidade poderá levar a que a população "envelheça mais devagar". A transição, em Portugal, de uma das populações mais jovens da Europa para uma das mais envelhecidas do Mundo foi, segundo o investigador do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, "bastante rápida".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt