Fêmea de lince ibérico encontrada morta
Animal tinha sido libertado em fevereiro no Alentejo.
O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas anunciou esta quarta-feira a morte de Myrtilis, fêmea de lince libertada na natureza no passado dia 8 de fevereiro, no âmbito do projeto "recuperação da distribuição histórica do lince ibérico (
)" em Espanha e Portugal. O animal, nascido no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, em Silves, chegou a Mértola em Janeiro, tendo passado duas semanas num campo vedado até ser solto na natureza.
A fêmea foi encontrada morta pela equipa de campo do ICNF, numa zona próxima do local de solta, no decurso da monitorização dos animais reintroduzidos na região de Mértola. As causas da morte deste exemplar são ainda desconhecidas. O cadáver do animal vai ser encaminhado para a Faculdade de Medicina Veterinária para realização de necropsia e apuramento dos motivos da morte.
Este é o segundo caso de morte entre os 16 animais libertados na região de Mértola desde 2014. Em Abril de 2015, outra fêmea, Kayakweru foi encontrada morta, tendo sido envenenada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt