Bebé milagre está bem de saúde
Hospital satisfeito com caso de sucesso. Veja as fotos e o gráfico.
A médica Ana Escoval, que acompanhou todo o processo da mãe que estava em morte cerebral falou, na manhã desta quarta-feira, à comunicação social e mostrou-se satisfeita com o trabalho desempenhado no Hospital de São José, em Lisboa.
"É algo que aconteceu dentro de um hospital público, em que o hospital cumpriu o que é fundamental: o fenómeno da vida", afirma a doutora.
"A família participou em todo o processo. Estão sobre emoções contraditória, entre alguém que nasce e alguém que morre", diz a presidente do concelho de administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central, que pediu aos jornalistas que respeitem a família em relação a este aspeto.
António Sousa Guerreiro, diretor hospitalar, referiu que o bebé do sexo masculino, que nasceu na unidade neuro críticos com o seguimento constante da equipa de obstetrícia da maternidade Alfredo da Costa.
Os responsáveis pela unidade hospitalar sublinham que ainda há um longo caminho a percorrer e garantem que vão ter sempre em conta o lado técnico e humano.
Obstetra explica como salvaram recém-nascido
A professora Ana Campos, obstetra que acompanhou todo o processo, explicou que houve um suporte hormonal e nutricional, bem como um apoio à função cardiaca e perfusão a todos os orgãos, sobretudo ao útero.
A partir do diagnóstico de morte cerebral foi confirmado que havia um feto em desenvolvimento e que estava vivo. Juntou-se uma comissão cientifica que decidiu, em concordância com a família, mantê-lo vivo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt