Câmara de Matosinhos decreta três dias de luto municipal

Corpo de Guilherme Pinto velado nos Paços do Concelho até segunda-feira.

08 de janeiro de 2017 às 15:40
Partilhar

A Câmara de Matosinhos anunciou hoje ter decretado três dias de luto municipal pela morte do presidente, Guilherme Pinto, cujo corpo está a ser velado nos Paços do Concelho até às 15h00 de segunda-feira.

Em comunicado, a autarquia referiu que, às 15:00 de segunda-feira, o "féretro seguirá para a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, onde, pelas 16 horas, será celebrada uma missa de corpo presente, presidida pelo bispo do Porto, António Francisco dos Santos".

Pub

A Câmara de Matosinhos informou hoje que Guilherme Pinto morreu de madrugada, aos 57 anos, "em casa, junto da família e de modo tranquilo, após mais de dois anos de luta contra a doença".

A autarquia anunciou também que o velório decorreria no salão nobre dos Paços do Concelho a partir das 09:00 de hoje.

O autarca apresentou no início da semana o pedido de renúncia ao mandato, devido ao seu estado de saúde, uma decisão que produziria efeito a partir de 01 de fevereiro.

Pub

Na terça-feira, um dia depois de renunciar ao mandato (o terceiro que cumpria), Guilherme Pinto anunciou o seu regresso formal ao PS, que deixou em 2013 para apresentar uma candidatura autárquica independente com a qual venceu as eleições desse ano.

O regresso, explicou, surgiu "em sinal de agradecimento" pelo apoio recebido do partido, "sem trair o estatuto de independente com que se apresentou nas eleições autárquicas de 2013".

"Isto é algo que só foi possível graças a António Costa e à relação excecional que mantenho com ele", afirmou Guilherme Pinto, que viu a sua ficha de reingresso assinada pelo próprio secretário-geral do partido e pelo presidente da Federação Distrital do Porto, Manuel Pizarro.

Pub

Guilherme Pinto apresentou também o pedido de demissão de diversos cargos que desempenhava, nomeadamente a presidência do Fórum Europeu de Segurança Urbana, a presidência do Conselho de Administração da Rede Europeia das Cidades e Escolas de Segunda Oportunidade e a presidência da Casa da Arquitetura.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar