Portugal afetado por poeira do deserto Saara
O sotavento algarvio, o interior do Baixo Alentejo e o arquipélago da Madeira são as zonas mais afetadas.
A NASA revelou esta quinta-feira, através do seu Twitter oficial, que uma grande parte da Península Ibérica está a ser afetada por uma mancha de poeira arrastada pelo vento desde o deserto do Saara, no norte de África.
O sotavento algarvio, o interior do Baixo Alentejo e o arquipélago da Madeira vão ser as zonas mais afetadas até à próxima sexta-feira, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Este fenómeno, muitas vezes confundido com presença de nuvens altas, manifesta-se visualmente num céu 'esbranquiçado' e numa certa nebulosidade.
De acordo com o Instituto, a situação deve-se a uma depressão centrada na região de Marrocos, que deverá afetar uma vasta região desde a Tunísia até às Canárias, passando pelo sul da Península Ibérica e pelo arquipélago da Madeira.
O IPMA indica que para hoje está prevista a "possibilidade de ocorrência de aguaceiros no sotavento algarvio e no interior do Baixo Alentejo que, a ocorrerem, terão como consequência a deposição das poeiras à superfície (normalmente bem visível sobre os automóveis)".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt