Peregrinos sem acesso a museu em Fátima
É constituído por 210 figuras em cera, que representam 33 cenas da vida de Jesus Cristo.
É único no Mundo, diz o painel afixado na entrada, mas está fechado desde 28 de março e não se sabe se irá reabrir, deixando frustrados os peregrinos que nestes dias visitam a cidade de Fátima e os milhares que são esperados para o Centenário das Aparições, a 12 e 13 de maio. O Museu da Vida de Cristo é constituído por 33 cenas representadas por 210 figuras de cera, em cenários de grande realismo, em quatro mil metros quadrados.
Foi inaugurado em abril de 2007, num edifício novo construído muito próximo do Santuário de Fátima, e três anos depois, em 2010, recebeu 80 mil visitantes, quando a expectativa inicial era de 200 mil por ano. A crise deixou marcas, e em 2015 e 2016 as visitas foram reduzidas para menos de metade, ficando-se nas 38 mil por ano.
O investimento inicial de 12 milhões de euros nunca foi recuperado e, com a diminuição das receitas de bilheteira, a empresa proprietária do museu entrou em insolvência e agora está nas mãos dos credores, com destaque para a Caixa Geral de Depósitos. Dos seis milhões de euros em dívida, 70% correspondem a um crédito que deixou de ser pago há dois anos.
Na assembleia de credores, no Tribunal de Comércio de Santarém, o processo especial de revitalização não foi aceite e a solução foi mesmo fechar a porta.
"Apresentámos uma proposta de recuperação, mas queriam o nosso aval pessoal, o que recusámos, porque os bens estão lá, o edifício foi dado como garantia e tem um valor muito superior à divida", disse ao CM Vítor Silva, gerente do Museu.
As 210 figuras em cera estão cobertas por um seguro, no valor de 3,5 milhões de euros.
Novos sanitários e zonas de repousoLocais de repouso e sanitários para os peregrinos que vão a pé para Fátima estão a funcionar desde ontem, no centro operacional de Coimbra da Infraestruturas de Portugal, que também colocou colaboradores e carrinhas de apoio nas estradas de Santarém, Aveiro, Coimbra e Leiria.
Assunção Cristas, António Costa e Marcelo vão ao Centenário
António Costa, enquanto primeiro-ministro, e Assunção Cristas, como peregrina, são os únicos líderes partidários que vão estar em Fátima durante o Centenário das Aparições e visita do Papa Francisco. Os restantes líderes dos partidos com assento parlamentar não vão deslocar-se ao Santuário.
Na qualidade de Chefe de Governo, António Costa encontra-se com o líder da Igreja Católica no dia 13, pelas 9h10, no recinto do Santuário. Assunção Cristas, presidente do CDS-PP, vai marcar presença em Fátima como crente. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estará em Fátima entre 11 e 13.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt