Portugueses acreditam nas Aparições
42% dos que acreditam já fizeram pedidos a Nossa Senhora.
Uma grande maioria dos portugueses (62%) acredita que Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos, segundo uma sondagem realizada pela Aximage para o Correio da Manhã. Entre o total de inquiridos, 42% acreditam e já fizeram pedidos ou promessas à Virgem de Fátima e 20% acreditam, mas nunca fizeram pedidos. Segundo a sondagem, 39% dos inquiridos afirmam que os pedidos ou promessas foram satisfeitos, e apenas 3% dizem não terem sido satisfeitos.
Quanto às peregrinações a pé e percursos de joelho, nomeadamente em volta da Capelinha das Aparições, as opiniões dividem-se: 27% estão a favor, a mesma percentagem dos que não estão a favor nem contra. Já os que se manifestam contrários atingem os 45%.
Uma divisão que se estende à questão sobre o que define melhor o que hoje é Fátima. Para a maioria dos inquiridos (46%), o Santuário da Cova da Iria é um local de fé. Mas, para 41%, Fátima é um local de comércio.
Já 11% dos que responderam à sondagem veem Fátima como um local de turismo.
Exército ajuda com tendas e refeições O Exército disponibilizou mais de 100 tendas, 4500 camas articuladas, 6000 refeições e apoio sanitário aos peregrinos e entidades envolvidas na visita do Papa.
Fiscalizadas 11 500 pessoas nas fronteiras
De acordo com a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda, que ontem fez um balanço da Operação Fátima, foram fiscalizadas 11 500 pessoas nas fronteira, sendo recusada a entrada a dez por não terem documento de identificação.
-----
FICHA TÉCNICA
Universo Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidores de telemóvel.
Amostra Aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, atividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um subuniverso obtido de forma idêntica. A amostra teve 603 entrevistas efetivas: 270 a homens e 333 a mulheres; 55 no Interior Norte Centro, 91 no Litoral Norte, 112 na Área Metropolitana do Porto, 105 no Litoral Centro, 159 na Área Metropolitana de Lisboa e 81 no Sul e Ilhas; 95 em aldeias, 167 em vilas e 341 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.
Técnica Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido entre os dias 2 e 8 de maio de 2017, com uma taxa de resposta de 79,8%. Erro probabilístico Para o total de uma amostra aleatória simples com 603 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 4,00%).
Responsabilidade do estudo Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt