Bonecos de Estremoz são Património da Humanidade
Arte popular com mais de 300 anos de história nasceu da visão dos artesãos da cidade.
Os Bonecos de Estremoz - expressão de arte popular com mais de 300 anos - são agora Património Cultural Imaterial da Humanidade.
A classificação da ‘Produção de Figurado em Barro de Estremoz’, vulgarmente conhecida como bonecos, aconteceu ontem na 12.ª reunião do Comité Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, na Coreia do Sul.
A decisão, tomada pela 1h05 (hora de Lisboa), foi recebida de forma bastante efusiva, quer pela delegação portuguesa na reunião, quer pela população da cidade alentejana. "É o reconhecimento do trabalho e dedicação de muitos anos a esta forma genuína e única de fazer as figuras", disse ao CM Afonso Ginja, um dos poucos artesãos da cidade que cria os bonecos.
Também Maria Inácia Fonseca, do atelier Irmãs Flores, acredita que o selo da Unesco deverá servir para "preservar a originalidade e a singularidade desta arte". Apresentada em 2014, a candidatura foi promovida pela Câmara Municipal de Estremoz e pelo Turismo do Alentejo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt