Temperaturas mais baixas até ao Carnaval
Os distritos de Bragança, Viseu e Guarda vão registar temperaturas negativas.
Os termómetros vão voltar a registar temperaturas mais baixas a partir deste domingo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o frio irá manter-se pelo menos até ao Carnaval. Por isso, se estiver a pensar em sair de casa e aproveitar o fim de semana prolongado, o melhor será agasalhar-se bem. As temperaturas mais baixas deverão registar-se entre terça e quinta-feira em todo o território nacional. Os termómetros irão marcar temperaturas negativas nos distritos de Bragança, Viseu e Guarda na terça-feira.
"Durante a próxima semana, a temperatura mínima deverá atingir valores entre os -2°C e os -7°C nas regiões Norte e Centro do País, onde a temperatura máxima deverá variar entre 2°C e 8°C", pode ler-se no comunicado divulgado pelo IPMA. Já no litoral, o cenário melhora. São esperadas temperaturas máximas a rondar os 14°C, embora a mínima desça para valores entre 0°C e 5°C. A descida das temperaturas deve-se a uma "vasta região anticiclónica, localizada na região dos Açores que vai continuar a dar origem ao transporte de uma massa de ar muito frio e seco sobre o território de Portugal continental", explicou o IPMA.
Durante o dia de domingo, o céu deverá estar ligeiramente nublado e o vento vai soprar de Norte a Sul do País, alertou o IPMA, acrescentando que é no litoral e nas terras altas que o vento se vai fazer sentir com maior intensidade. Para este domingo, estão ainda previstos aguaceiros sob a forma de neve em altitudes acima dos 800 metros. Um cenário que deverá repetir- -se na quinta- -feira e no domingo de Carnaval (dia 11). A forte agitação marítima levou ontem o IPMA a colocar os distritos de Leiria e Lisboa sob aviso amarelo. Também o distrito da Guarda estava em alerta devido ao frio extremo.
Lisboa aciona plano de contingência para os sem-abrigoO plano de contingência da Câmara de Lisboa para a população sem-abrigo, devido ao frio, deverá ser acionado amanhã, anunciou fonte do município, adiantando que a decisão final só será tomada hoje, "após uma avaliação das previsões meteorológicas por parte da equipa da autarquia que monitoriza o plano". A iniciativa surge depois de o PSD ter exigido medidas à Câmara de Lisboa.
PORMENORES 25 mil chamadas por gripe
25 mil chamadas por gripe
Aquecimento da casaDe acordo com dados do Eurostat, relativos ao ano de 2016, pelo menos um em cada quatro portugueses não consegue pagar a fatura energética do aquecimento doméstico. Desta forma, optam por não aquecer a casa. Portugal é, assim, o quinto país da União Europeia nesta situação. Cuidados com o frio
Devido aos avisos meteorológicos emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha a que se proteja do frio e da chuva, manter o corpo quente, com várias camadas de roupa. A hidratação é também um ponto destacado pela DGS.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt