Oito idosos isolados em Viseu devido a bactéria
Pacientes estão confinados numa enfermaria do hospital.
Oito doentes, todos eles idosos, continuavam esta sexta-feira internados em isolamento num serviço de medicina do Hospital de Viseu por estarem colonizados com a bactéria multirresistente KPC - Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase. Os utentes estão a reagir bem aos tratamentos e é expectável que tenham alta nos próximos dias.
Cílio Correia, presidente do Conselho de Administração e diretor clínico do Centro Hospitalar Tondela/Viseu, garante que o surto "está controlado" e que a fonte da bactéria foi externa à unidade hospitalar - foi uma idosa de 96 anos que depois colonizou os outros doentes que estavam na mesma enfermaria.
"A senhora, que já faleceu, esteve várias vezes no hospital nos últimos tempos para tratar uma infeção urinária e respiratória", disse o clínico, salientando que a morte da paciente "não foi provocada pela bactéria". Cílio Correia referiu que, no total, foram colonizadas 15 pessoas, sendo que sete já tiveram alta e levaram para casa uma nota informativa.
"Se por acaso tiver alguma sintomatologia que o faça regressar ao hospital deve trazer essa folha informativa para que o médico que o vai ver faça a zaragatoa e o isole desde logo", explicou o diretor clínico. O espaço onde estão confinados os oito utentes colonizados pela bactéria localiza-se no sétimo piso do hospital. Depois, será desinfetado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt