Sintra recebeu sete mil escuteiros
Assinala-se esta segunda-feira o Dia Mundial do patrono, São Jorge.
A vila de Sintra recebeu este domingo sete mil escuteiros da região de Lisboa para comemorar o dia de São Jorge, patrono dos escuteiros em todo o Mundo. A comemoração teve início com uma missa celebrada pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes.
Para os escuteiros, o evento significou a "união" que existe no movimento. Gonçalo Ferreira é caminheiro e está no Núcleo do Oeste há sete anos. Este dia "é muito importante", pois é um momento em que todos os escuteiros da região se encontram. Mafalda Pedro, caminheira do mesmo núcleo (que abrange vários concelhos da região Oeste e que conta com 32 agrupamentos), diz ser um dia especial por ver tantos jovens no local "só para fazerem o bem".
As atividades continuaram durante a tarde. Quatrocentos caminheiros - jovens com idades entre os 18 e os 22 anos - foram à serra de Sintra para limpar a mata na zona do parque da Pedra Amarela.
O dia de São Jorge, patrono dos escuteiros, assinala-se hoje. Durante a semana, realizam-se várias atividades. Os escuteiros da região do Porto reúnem-se no dia 28, em Paredes, enquanto os membros dos núcleos de Setúbal têm o encontro agendado para o mesmo dia, no Seixal. Já a região de Aveiro reúne os membros do movimento escutista no dia 29, domingo, em Ílhavo.
Em Portugal, o movimento escutista conta com 73 mil membros, no Corpo Nacional de Escutas e nos Escoteiros de Portugal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt