Portugal com menor aumento de casos de coronavírus
Mais 25 mortes nas últimas 24 horas, num total de 928 vítimas.
Portugal regista agora um total de 24 027 casos confirmados de Covid-19, mais 163 do que no dia anterior. O aumento de 0,7% face a este domingo é o mais reduzido de sempre, em termos percentuais. Os dados, avançados esta segunda-feira pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, são também mais animadores no que ao número de doentes hospitalizados e internados em unidades de Cuidados Intensivos diz respeito. Estão agora menos dez pessoas hospitalizadas, uma queda de 1% (total de 995) e menos seis pessoas em unidades de Cuidados Intensivos (total de 176), uma quebra de 3,3%. Com uma taxa de ocupação nos Cuidados Intensivos de 57%, Sales defendeu que "não se pode descurar uma potencial segunda vaga".
"O Serviço Nacional de Saúde está a adaptar-se em pista dupla, de forma a responder às duas situações: a atividade assistencial programada, que ficou um pouco para trás durante este mês e a possibilidade de aparecer uma segunda onda", frisou.
Os casos recuperados também voltam a registar uma subida. Nas últimas 24 horas, recuperaram mais 28 pessoas (+2,1%), num total de 1357 casos de recuperação em Portugal. Já o número de mortes subiu para 928, com 25 vítimas mortais registadas nas últimas 24 horas. Já foram realizados 357 mil testes de diagnóstico, desde 1 de março. Só na última semana foi feita uma média de 12 800 testes por dia. "Não há nenhuma restrição ao número de testes que temos capacidade de fazer", garantiu Graça Freitas, diretora-geral da Saúde.
Entrega de quase 8 milhões de máscaras
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus
- Siga ao minuto as últimas sobre a doença
- Mapa da situação em Portugal e no Mundo: veja a evolução da pandemia
- Conselhos sobre o coronavírus no explicador
- Conheça os mitos que deve ignorar sobre a doença
Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt