Faltam distribuir 560 ventiladores no Serviço Nacional de Saúde

Aparelhos ainda não foram avaliados pelo serviço responsável. Governo não diz número de aquisições que ainda estão na China.

27 de junho de 2020 às 10:02
Partilhar

Há 560 ventiladores comprados pelo Ministério da Saúde à China que ainda não foram avaliados pelo Serviço de Utilização Comum dos Hospitais e pelo Instituto de Soldadura e Qualidade, para que possam ser distribuídos pelos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Feita a avaliação, e já nas unidades de Saúde, os aparelhos serão ainda submetidos a testes pela Comissão de Acompanhamento de Medicina Intensiva, de forma a garantir que os equipamentos adquiridos não apresentam falhas, à semelhança do que já aconteceu.

Pub

Marta Temido, ministra da Saúde, adiantou esta sexta-feira que "a maioria" dos 1151 aparelhos (representaram um investimento de 20,9 milhões de euros) comprados pelo Governo, com o objetivo de duplicar o número ventiladores nas unidades do SNS, já foi entregue. Antes da pandemia, o SNS já contava com 1142 ventiladores. A titular da pasta da Saúde avançou ainda que, no total, foram fretados 14 voos, desde o início da pandemia, para trazer para Portugal 952 equipamentos, entre compras e doações.

O CM questionou o Ministério da Saúde sobre o número de ventiladores que ainda se encontram na China, mas não obteve resposta até final da noite de sexta-feira.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar