Redes sociais são vício para 86% dos jovens portugueses
48% dos pais sentem-se culpados por não protegerem os filhos do que veem e ouvem online.
Há cada vez mais dependentes das redes sociais, com 86% dos jovens portugueses a admitirem estar viciados, um valor superior à média europeia (78%). Já 90% reconhecem que as utilizam desde os 13 anos.
A conclusão é de um estudo sobre o impacto das redes sociais na saúde mental desenvolvido pela Dove em oito países e cujo o objetivo é levar o tema ao Parlamento Europeu e legislar as plataformas. É através das redes sociais que 80% dos jovens preferem comunicar e a maioria admite ficar aborrecido se não puder aceder às diversas plataformas.
O estudo revela, ainda, que dois em cada cinco jovens têm consciência de que as redes sociais lhes fazem mal. “Acabam por ter contacto com conteúdos que são de uma toxicidade absolutamente fora do vulgar sobre a beleza e quando se comparam com modelos, evidentemente que não têm como não se sentir piores”, diz o psicólogo Eduardo Sá.
Já 48% dos pais sentem-se culpados por não protegerem os filhos do que veem e ouvem online e 85% defendem que são necessárias leis para responsabilizar as plataformas pelos danos na saúde mental dos mais novos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt