12 urgências estão hoje fechadas ou com acesso condicionado
Região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a mais afetada.
Cinco urgências estão encerradas esta terça-feira e sete estão condicionadas. Segundo as escalas de urgência do SNS, entre as 00h00 e as 24h00 desta terça-feira não há urgências de Ginecologia/Obstetrícia (UGO) em Santarém, Abrantes e Barreiro.
Em Portimão não há urgência de Obstetrícia, estando também encerrada a urgência de Pediatria do Barreiro.
Há ainda vários serviços a funcionar por referenciação (aceitam utentes encaminhados pelo CODU/INEM e/ou SNS24). Estão nesta situação as UGO de Braga (das 08h00 às 24h00), Amadora-Sintra, São Francisco Xavier, Lisboa (das 21h00 às 24h00), Santa Maria, Lisboa (só Obstetrícia) e Almada.
A urgência pediátrica da Amadora está referenciada até às 08h00 e das 20h00 às 24h00. O SAC de Pediatria de Viseu está referenciado a partir das 20h15.
Na noite de domingo, o Hospital das Caldas da Rainha negou temporariamente o acesso à urgência pediátrica, que estava encerrada até às 08h00, de um menino de 11 anos com vómitos e dores, devido a uma virose.
O pai ligou para o 112 à porta do hospital, tendo acorrido os Bombeiros das Caldas. Só após a insistência dos bombeiros é que a criança foi atendida.
Num caso de saúde não emergente, deve ligar SNS24 (808 24 24 24), que avaliará e encaminhará para a unidade mais adequada.
Dor ligeira a moderada, tosse, febre, náuseas ou vómito alimentar, diarreia ou choro persistente da criança são situações de saúde não emergente.
O Hospital de Leiria reabriu na segunda-feira a urgência de Ginecologia e Obstetrícia após um encerramento de 17 dias por falta de médicos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt