Câmara prevê ponte em Algés só para 2026

Desde 2020 que autarquia promete uma passagem aérea sobre a linha férrea. Um concurso ficou deserto e noutro o empreiteiro desistiu.

09 de setembro de 2024 às 08:23
Partilhar

A construção de uma passagem aérea pedonal sobre a linha férrea que facilite o acesso entre Algés e a zona ribeirinha deverá arrancar ainda este ano e ficar concluída em meados de 2026.

Segundo a Câmara de Oeiras, “é previsível a adjudicação para breve, prevendo-se o arranque da obra no último trimestre do ano” e que esteja “concluída no prazo de 18 meses”, num “investimento municipal de 2,5 milhões de euros”.

Pub

Em 2020, um grupo de sete residentes de Algés promoveu uma recolha de assinaturas para exigir a passagem. Numa carta, o diretor do departamento de Ordenamento do Território revelou que “a construção da passagem pedonal na zona do Aquário Vasco da Gama” estava em fase de lançamento do concurso” e que estava em estudo um “viaduto pedonal e ciclável” na “zona do Palácio Anjos”.

Segundo a autarquia, o projeto da passagem aérea foi “submetido a concurso público por três vezes, tendo num deles ficado deserto e no outro - já com obra adjudicada - o empreiteiro desistiu”.

O único acesso é o túnel da estação ferroviária, que durante o Alive fecha por razões de segurança a certas horas, obrigando os festivaleiros a uma longa caminhada pela CRIL até chegar a Algés.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar