Porto e Gondomar mudam fronteira

Nova delimitação administrativa vai ainda ser analisada pela Assembleia da República.

29 de janeiro de 2025 às 01:30
Câmara Municipal de Gondomar Foto: MovePhoto
Partilhar

A área contígua à Quinta de Villar d'Allen passa para o município de Gondomar e a área mais a sul dos limites da propriedade integra agora o Porto. É uma de oito zonas que mudam de concelho após a aprovação pelo município do Porto da alteração da fronteira com Gondomar. Este Procedimento de Delimitação Administrativa será remetido à Direção-Geral do Território e à Assembleia da República para análise e publicação em Diário da República.

No caso do Porto, as alterações incidem em Campanhã. O município recebe uma área de 24 405 metros quadrados de Gondomar, a norte da Estrada da Circunvalação, 91 005 em Pego Negro, 6542 a sul da Rua Oito de Setembro e 4310 a sul da Granja (EN209). Já Gondomar recebe do Porto 136 448 metros quadrados, nas Areias, em Rio Tinto. E a sul das Areias, 38 733 metros quadrados serão do Porto.

Pub

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou que se “retomou a lógica da relação fronteiriça”. Já o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, indicou que a fronteira com Gondomar tinha “incongruências que ficaram resolvidas”. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar