Governo coloca restrições de água a 5% no Algarve
Beliche e Odeleite vão fazer descargas pela elevada água acumulada.
As restrições ao consumo de água no Algarve vão passar a ser de 5% para todos os setores - agricultura, urbano e turismo - anunciou esta sexta-feira em Faro a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho. O alívio das medidas restritivas deve-se à situação atual de armazenamento das barragens algarvias.
“Há 20 anos que não havia tanta água nas barragens” referiu a governante em conferência de imprensa após a reunião da Comissão de Acompanhamento dos Efeitos da Seca. No início deste mês, o Algarve registava mais 99,3 hectómetros cúbicos de armazenamento de água face ao período homólogo de 2024.
Apesar dos sinais positivos, a ministra afirmou “ser necessário manter algumas medidas preventivas” e por isso foram apresentadas 29 resoluções que integram o programa ‘Água que Une’ e que terão algum financiamento adicional, num total de 272 milhões de euros.
Devido à elevada água acumulada nas barragens de Odeleite e Beliche, a autarquia de Castro Marim anunciou esta sexta-feira que irão ser feitas, nos próximos dias, descargas controladas temporárias.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt