Sismo de magnitude 3.8 na escala de Richter sentido no Faial
IPMA avança que o sismo "não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II na cidade da Horta, ilha do Faial".
Um sismo com uma magnitude de 3.8 na escala de Richter foi sentido na ilha do Faial, arquipélago dos Açores, sem causar danos, anunciou esta sexta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado, o IPMA adiantou que o sismo teve o epicentro a cerca de 40 quilómetros a oeste-noroeste da freguesia do Capelo e foi registado às 23h48 de quinta-feira (00h48 desta sexta-feira em Lisboa) nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores.
Num primeiro comunicado, o instituto tinha avaliado o abalo, de forma preliminar, como sendo de magnitude 4 na escala de Richter.
O sismo "não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II (escala de Mercalli modificada) na cidade da Horta, ilha do Faial", disse o IPMA.
A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição".
Com uma intensidade II, considerado muito fraco, o sismo é "sentido pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios ou favoravelmente colocadas".
No domingo, em comunicado, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) referiu que a atividade sísmica se mantém na ilha de São Miguel, também nos Açores, "encontrando-se estacionária ligeiramente acima dos níveis de referência".
A sismicidade tem sido marcada por "eventos de baixa magnitude, localizados no mar, grosso modo, entre 10 e 20 quilómetros a sul do concelho da Povoação".
O CIVISA recomenda que seja evitada a circulação em zonas instáveis nas proximidades de taludes e de arribas costeiras, assim como a permanência em edifícios com baixa resistência à ação sísmica.
Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt