Autoridade da saúde alerta para riscos do calor

Distritos de Vila Real e de Bragança sob aviso laranja. Deve beber água mesmo quando não se tem sede e permanecer em ambientes frescos, indica Direção-Geral da Saúde.

17 de junho de 2025 às 01:30
A praia surge como uma opção válida para enfrentar o calor, mas cuidado com a exposição prolongada ao sol Foto: Nuno Alfarrobinha
Partilhar

O território nacional enfrenta uma vaga de calor com temperaturas superiores a 35 graus e que em alguns locais do Alentejo e Ribatejo poderão ultrapassar os 40 graus. 

O calor extremo coloca sob aviso laranja os distritos de Vila Real e Bragança e todo o resto do continente no amarelo, pelo que a Direção-Geral da Saúde (DGS) deixa uma série e recomendações. Recomenda a autoridade de saúde “beber água, mesmo quando não tem sede, evitando o consumo de bebidas alcoólicas” e tentar permanecer “em ambientes frescos ou climatizados, com sombras e circulação de ar, pelo menos duas a três horas por dia”. 

Pub

A DGS apela para que na praia ou piscina seja evitada “a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas”, e que seja usado protetor solar de duas em duas horas e após banhos. De acordo com a DGS, devem ser utilizadas “roupas claras, leves e largas, que cubram a maior parte do corpo, chapéu e óculos de sol com proteção ultravioleta” e evitadas “atividades no exterior que exijam esforços físicos”, como desportivas e de lazer.

A DGS sublinha que devem ser escolhidas “as horas de menor calor para viajar de carro” e evitar permanecer em viaturas estacionadas e expostas ao sol. Dar “atenção especial a grupos mais vulneráveis, tais como crianças, pessoas idosas, doentes crónicos, grávidas e trabalhadores com atividade no exterior” é outra das recomendações. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar