Quatro urgências de obstetrícia e ginecologia encerradas hoje
Constrangimentos devem-se sobretudo à falta de médicos especialistas para assegurar as escalas.
Quatro serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia estão esta sexta-feira fechados, indica o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
De acordo com as escalas consultadas pela agência Lusa às 11h30 desta sexta-feira, estão encerradas as urgências desta especialidade nos hospitais das Caldas da Rainha (distrito de Leiria), de Setúbal, do Barreiro (distrito de Setúbal) e de Portimão (distrito de Faro).
As urgências obstétricas dos hospitais Garcia de Orta, em Almada (distrito de Setúbal), Santarém, Vila Franca de Xira (distrito de Lisboa) e Leira estão a funcionar de forma condicionada, recebendo apenas casos encaminhados pelo CODU/INEM.
Também estão referenciadas as urgências pediátricas das unidades hospitalares de Santa Maria Maior, em Esposende (distrito de Braga), Vila Franca de Xira e Beatriz Ângelo, em Loures.
Segundo as escalas publicadas, esta sexta-feira estão abertos 114 serviços de urgência em todo o país, além de 31 unidades que funcionam no âmbito do projeto-piloto que obriga as utentes a contactar previamente a Linha SNS 24.
Os constrangimentos devem-se sobretudo à falta de médicos especialistas para assegurar as escalas. As autoridades de saúde recomendam que, antes de se deslocar a uma urgência, a população contacte a Linha SNS 24 (808 24 24 24) para obter orientação adequada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt